Gestão ambiental para restaurantes

 

Reduza custos, e não número de funcionários

Depois de muitas experiências e muitos meses atuando como gestor ambiental eu percebi uma coisa muito interessante: muitos gerentes de restaurantes tendem à menosprezar a importância da gestão ambiental especializada de seus empreendimentos, e acho interessante porque é a parte mais importante na redução de custos operacionais. 

Uma das frases que mais uso com meus clientes e amigos é a seguinte: “Reduza custos, e não o número de funcionários”, a maioria se impressiona com a redução significativa das despesas mensais após um plano de gestão ambiental eficiente e bem seguido. Infelizmente ainda são poucos os gerentes que se tocaram deste fato, e inevitavelmente, ainda mais após a crise sanitária gerada pela pandemia de Coronavírus, recorreram ao corte de despesas via demissão de funcionários.

Uma boa gestão ambiental não salva apenas o meio ambiente, também salva empregos! 

A má gestão ambiental é uma fábrica de falências e fracassos

Inevitavelmente a má gestão ambiental dos empreendimentos do ramo alimentício, principalmente os restaurantes, é um adicional para o rol de problemas que ocasionam o fechamento das portas, demissão de funcionários e a diminuição da lucratividade. E quem sente isso é a própria economia brasileira. Segundo dados recentes divulgados pela intermediadora de compra e venda de empresas BuyCo, o setor de bares e restaurantes movimenta em torno de 170 bilhões de reais por ano, atendendo cerca de 80 milhões de consumidores por mês. Isso representa quase 11% de toda a economia brasileira, e quase 7 milhões de empregos. O que a torna um dos segmentos mais importantes para a economia do país e ao mesmo tempo um dos mais geradores de resíduos e um dos que mais consome insumos, principalmente papel, plástico, embalagens de metal, água e energia. 

Os donos e gerentes de restaurantes devem sim compreender que é importante reduzir a pegada ecológica ou o impacto negativo que causam ao meio ambiente, mas que também essa redução gera imediatamente a redução de custos operacionais associados. 

Na imagem acima um sistema simples de reaproveitamento de água da chuva

Como posso contribuir para reduzir seus custos em média em até 35%?

Passamos no Brasil pelo que chamamos de a tempestade perfeita. Com a pandemia de Coronavírus, veio o pânico e as quarentenas que impactaram fortemente os restaurantes e bares do Brasil, passado a pior fase do susto e da adaptação a nova realidade seguiram-se outros problemas, como o aumento da inflação, o encarecimento dos alimentos, a redução no poder de compra do consumidor, e uma das mais graves crises hídricas jamais registradas no Brasil. 

A consequência mais nefasta da grande seca que o Brasil vinha atravessando se traduz no encarecimento recorde da energia elétrica. Segundo a Agência Brasil a energia elétrica sofreu um reajuste de 52% apenas em julho de 2021, e com os reajustes programados isso deve significar na prática praticamente o dobro daquilo que pagávamos em 2020 pela mesma quantidade de energia consumida. Imagine sua conta de luz dobrando de valor, mas tenha certeza que isso pode ser evitado. 

Reduza em média até 35% dos seus custos atuais. 

Como funciona a elaboração de um plano de gestão ambiental focado em restaurantes

Trabalho em associação com outros profissionais na inovadora proposta All Inclusive de trabalho para a área ambiental. Hoje em dia a área ambiental é parte indissociável da legalização de obras, projetos e na gestão de empreendimentos. E para isso conto com equipe especializada que integra a proposta do Plano de Gestão ambiental.

Nosso enfoque se dá em áreas específicas:

– Consumo de energia;

– Consumo de água;

– Geração de resíduos;

– Atendimento a requisitos legais. 

Eficiência energética vai muito além do rótulo dos aparelhos elétricos que compramos

O atendimento à requisitos legais

Boa parte dos clientes que nos procuram, só nos procuram após a multa. Infelizmente a maioria não está atenta à legislação ambiental de seu estado ou município, e o baixo custo de investimento em um profissional qualificado para evitar problemas com a fiscalização acaba sendo somado ao alto custo das multas diárias aplicadas. Antes de começarmos a avaliar como podemos reduzir seus custos operacionais precisamos nos certificar que tudo vai bem com a secretaria de meio ambiente do seu município evitando assim dores de cabeça futuras.
 

Agora vamos reduzir seus custos e aumentar seus lucros

Baseado no investimento que sua empresa pode realizar elaboramos um plano de gestão ambiental que pode incluir diferentes tipos de tecnologia para reaproveitamento de insumos, economia de luz e água, melhoria nas práticas adotadas por funcionários e diminuição da pegada ecológica. 

Temos disponíveis por exemplo as seguintes tecnologias:

– Perfuração e legalização de poços artesianos;
– Projeção e aplicação de painéis fotovoltaicos;
– Eficiência e regulação de tensão elétrica;
– Automação de eletrônicos como luzes e ar condicionado;
– Sistema de reuso e aproveitamento de água da chuva;
– Aplicação de sistema de compostagem com geração de biogás;
– Sistema para venda de resíduos sólidos;

Temos também teste de potabilidade de água com emissão de ART

Temos esses e outros mecanismos diversos dos mais simples aos mais elaborados que vão reduzir ao máximo os custos mensais de seu restaurante. Você pode entrar em contato agora mesmo e solicitar uma visita técnica sem custos adicionais. 

Não perca tempo e nem dinheiro, e como sempre digo e repito: reduza os custos, e não empregos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *